Laboratório
image01

A FP2 Tecnologia desenvolveu um sistema para laboratório de análises criado para uso em ambiente web. Os dados são salvos em banco de dados relacional, garantindo assim maior segurança e confiabilidade às informações.
O sistema permite o gerenciamento do laboratório, e filiais, através de diversas estatísticas e relatórios gerenciais. O que se destaca neste sistema é a facilidade de uso, qualidade no suporte aos clientes e atualizações e evolução do sistema constantes.
Suas principais características são:

  • Pessoas: Cadastro único de Pessoas Físicas e Jurídicas, permitindo múltiplos endereços e contas bancárias.
  • Cadastro Gerais: Cadastros dos tipos de amostras e resultados atrelados.
  • Solicitação: Cadastro de todas as solicitações recebidas pelo laboratório das diversas amostras que farão parte do processo.
  • Emissão de Resultados: Permite que o usuário emitir resultados de exames, criar conclusões padrões para facilitar e agilizar o processo de inserção do resultado. Além disso, permite a emissão destes resultados de maneiras variadas, tais como: agrupados por cliente ou por solicitação das amostras. A emissão do Resultado pode ser feita de diversas formas: imprimir o exame; enviá-lo por e-mail para o cliente; ou salvá-lo em arquivo com extensão PDF. Todo o texto enviado ao cliente juntamente com uma cópia da versão do Laudo é armazenada.
  • Digitação e Importação de Resultados: Realizada de maneira fácil e passando pela validação de um usuário de grupo superior; Permite gerar novo procedimento a fim de identificar ou validar os resultados apresentados.
  • Liberação Eletrônica: Permite ao gestor responsável visualizar os resultados de forma organizada antes de liberar/imprimir o laudo, evitando desta forma o desperdício de laudos impressos com erro de digitação, ou a impressão e entrega ao cliente sem estar devidamente conferido pelo responsável.
  • Rastreabilidade de Solicitações: As operações de relevante importância realizadas são rastreadas permitindo ao gestor identificar o tempo e o responsável por cada processo, inclusive com a rastreabilidade de eventuais novos resultados realizados.
  • Laudos: Configuração de laudos para uma solicitação, exibindo resultado atual e anterior (quando houver). Controle de pendências financeiras na emissão. Envio de resultado via e-mail ou pela Internet; Controle do versionamento dos laudos emitidos após a liberação deste para o cliente.
  • Business Intelligence (BI): Módulo para o Gestor do negócio que mostra dinamicamente as informações, permite coletar, organizar e analisar de forma eficiente os resultados do laboratório, podendo gerar gráficos e exportação;
  • Integração: Comunicação com equipamentos de automação laboratorial, recebendo os resultados via arquivo gerado pelo software do próprio equipamento, permitindo realizar a importação e validação após prévia visualização do responsável;
  • Controle de Usuários: Totalmente configurável pelo administrador, o controle é por herança, podendo ser definidas regras por grupos ou módulos;
  • Assinatura Eletrônica: Nesta função tem-se a opção de somente a pessoa autorizada fazer a impressão e a assinatura do laudo. Para que somente esta pessoa autorize a impressão do resultado, a mesma deve ser cadastrada como “Responsável Técnico”. Sendo assim quando um usuário que não seja deste tipo emitir algum resultado de exame, este resultado não poderá ser emitido, nem entregue ao cliente até a assinatura (liberação) do Responsável Técnico.
  • Auditoria Interna: Esta função representa a auditoria interna que o sistema possui, armazenando todas as ações de cada usuário dentro da solução. Desta forma o tipo de usuário auditor (Responsável Técnico ou Técnico) poderá gerar uma relação do que os seus usuários fizeram no sistema em determinado período. O usuário poderá filtrar o relatório de logs por função exercida, por período, por usuário e por código auxiliar (código identificador de cada ação no sistema por ex: código do cliente, código do exame, etc.). Poderá também exibir um log detalhado ou resumido. O sistema segue a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 que rege o uso de laboratórios de calibração e ensaio no desenvolvimento de seu sistema de gestão da qualidade.
  • Emissão de Boletos: contempla as seguintes funcionalidades: Emissão e Impressão de Boletos Bancários; Geração de Arquivo de Remessa (CNAB 240 e 400); Leitura do Arquivo de Retorno (CNAB 240 e 400).
  • Nota Fiscal Eletrônica: A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, ou simplesmente NFS-e, é um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, cuja sua validade jurídica é assegurada pela assinatura digital do contribuinte emissor. Este módulo será integrado ao Sistema de ISS on-line da Prefeitura Municipal de Santa Maria – RS, via WebService através de Certificado Digital (utilizando certificado digital e-CPF A1 ou A3 vinculado à ICP-Brasil).
  • Lançamentos: Permite a configuração do Plano de Contas a fim de gerar lançamentos automáticos para cada Nota Fiscal do Sistema, possibilitando a exportação (arquivos do tipo Excel, PDF, texto) destes registros para integração com outros Sistemas.
  • Relatórios: Emissão de relatórios Gerencias e Contábeis (entre eles Razão, Balancete e Livro Caixa).
Abaixo a visualização e descrição de alguns módulos do sistema:

Perfil das permissões de acesso


O módulo de permissão de acesso ao sistemas permite a gerência dos grupos de acesso, garantindo a segurança necessária na utilização do sistema. Através deste módulo, o gestor do sistema poderá adicionar ou excluir usuários, restringir o acesso de acordo com os grupos disponíveis e, até mesmo, adicionar novos gestores. O sistema permite a atribuição de diferentes comandos de acesso por usuário. Nenhum usuário pode conceder permissões adicionais para si ou para terceiros, exceto o usuário Administrador.O acesso é concedido separadamente por usuário. O sistema restringe o acesso a informação por usuários ou grupos de usuários. Cada usuário necessita possuir um login, senha de acesso e o status de ativo.

Restrição e Histórico de acesso


O sistema armazena, em banco de dados, o rastro de alterações das informações. São armazenadas data, hora, login do usuário e ação realizada. Para cada alteração é registrada uma alteração no banco de dados. O rastro de alterações pode ser consultado pelo usuários Administrador. O rastro de alterações não pode ser removido ou alterado.

Controle de versão e emissão de Laudos


O sistema armazena, em banco de dados, a combinação e o conteúdo dos principais campos da amostra na última emissão do laudo. Sempre que os parâmetros individuais da amostra são alterados, em uma próxima emissão de laudo, o sistema irá adicionar uma observação comunicando que o laudo atual cancela e substitui os laudos anteriores.

Clientes Principais